...
top of page
lca - ligamento cruzado anterior.jpg

LESÕES DO LCA

O LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA) É UM DOS 2 LIGAMENTOS CENTRAIS DO JOELHO. TEM COMO FUNÇÕES PRINCIPAIS A ESTABILIDADE ROTACIONAL E DE DESLOCAMENTO ANTERIOR (PARA FRENTE) DA TÍBIA EM RELAÇÃO AO FÊMUR. AS RUPTURAS DO LCA PODEM SER DIVIDIDAS ENTRE TOTAL E PARCIAL, PODENDO ESTA ÚLTIMA SER DE BAIXO GRAU (MENOS DO QUE 50% DE RUPTURA) OU ALTO GRAU (MAIS DE 50% DE RUPTURA). AS LESÕES TOTAIS E PARCIAIS DE ALTO GRAU, CURSAM COM INSTABILIDADE DO JOELHO E PERDA FUNCIONAL PARA ATIVIDADES QUE ENVOLVAM TERRENO EM DESNÍVEL, MUDANÇA DE DIREÇÃO, MOVIMENTO DE PIVÔ E ROTAÇÃO, SALTO E ATERRISSAGEM, ENTRE OUTROS. A INSTABILIDADE VAI PROGRESSIVAMENTE DESENVOLVENDO LESÕES NA CARTILAGEM E NOS MENISCOS, GERANDO DOR, PIORA DA FUNÇÃO E OSTEOARTROSE PRECOCE. PARA SE CORRIGIR A INSTABILIDADE GERADA PELA RUPTURA DO LCA, SE FAZ NECESSÁRIA A SUA RECONSTRUÇÃO CIRÚRGICA POR ARTROSCOPIA (CIRURGIA POR VÍDEO) COM UTILIZAÇÃO DE ENXERTO. AS FONTES DE ENXERTO MAIS COMUNS PARA A RECONSTRUÇÃO SÃO OS TENDÕES FLEXORES DA COXA (ISQUIOTIBIAIS) E O 1/3 CENTRAL DO TENDÃO PATELAR. EM TERMOS DE RESULTADOS FUNCIONAIS A CURTO E LONGO PRAZO, NÃO EXISTEM DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE ESSES DOIS TIPOS DE ENXERTO. O USO DE ENXERTO DE FLEXORES CURSA, EM GERAL, COM MENOR DOR PÓS-OPERATÓRIA E MELHOR ASPECTO COSMÉTICO DA CICATRIZ CIRÚRGICA. AS LESÕES PARCIAIS DE BAIXO GRAU, EM GERAL SEM INSTABILIDADE, APRESENTAM BONS RESULTADOS COM TRATAMENTO CONSERVADOR BASEADO EM FISIOTERAPIA.

RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA)

A ROTURA DO LCA ACARRETA ALTERAÇÕES IMEDIATAS NO JOELHO. EDEMA ARTICULAR, DOR, INSTABILIDADE, LIMITAÇÃO DE MOVIMENTO (FLEXÃO E EXTENSÃO) E INATIVAÇÃO DA MUSCULATURA, SÃO AS PRINCIPAIS. NA FASE AGUDA PÓS-LESÃO É FUNDAMENTAL INICIARMOS MEDIDAS PARA RESTAURAR A MOBILIDADE E O CONTROLE MOTOR DO JOELHO (FUNÇÃO MUSCULAR). A RECONSTRUÇÃO DO LCA É IDEALMENTE REALIZADA DENTRO DOS TRÊS PRIMEIROS MESES APÓS A OCORRÊNCIA DA LESÃO, AFIM DE MINIMIZAR OS EPISÓDIOS DE INSTABILIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE LESÕES ASSOCIADAS.

A RECONSTRUÇÃO DO LCA É REALIZADA POR TÉCNICA ARTROSCÓPICA (CIRURGIA POR VÍDEO) COM USO DE UM SUBSTITUTO DO LIGAMENTO (ENXERTO). OS ENXERTOS SÃO OBTIDOS DO PRÓPRIO PACIENTE, COM RETIRADA PARCIAL OU TOTAL DE TENDÕES DA COXA (TENDÃO PATELAR, QUADRÍCEPS OU FLEXORES). A RETIRADA DOS ENXERTOS NÃO COMPROMETE A FUNÇÃO PÓS-OPERATÓRIA À CURTO E LONGO PRAZO, ALÉM DE APRESENTAREM ALTA RESISTÊNCIA À FALHA MECÂNICA.

A TÉCNICA CIRÚRGICA UTILIZADA POSICIONA ATRAVÉS DE TÚNEIS ÓSSEOS O NOVO LIGAMENTO NOS PONTOS  DE ORIGEM E INSERÇÃO ORIGINAIS, AFIM DE POSSIBILITAR A ESTABILIZAÇÃO DO JOELHO E MINIMIZAR A SOBRECARGA MECÂNICA. A FIXAÇÃO DO ENXERTO É REALIZADA COM USO DE DISPOSITIVOS VARIADOS, DE ACORDO COM A TÉCNICA UTILIZADA (PARAFUSO METÁLICO, PARAFUSO PLÁSTICO, ENDOBOTTOM). O ENXERTO SOFRE, AO LONGO DOS TRÊS PRIMEIROS MESES DE PÓS-OPERATÓRIO, MUDANÇAS BIOLÓGICAS CONTÍNUAS QUE O TRANSFORMARÃO EM UM NOVO LIGAMENTO.

A REABILITAÇÃO É INICIADA DESDE O PRIMEIRO DIA DE PÓS-OPERATÓRIO, COM EXERCÍCIOS DOMICILIARES E ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA. O RESULTADO FINAL DA RECUPERAÇÃO DEPENDE DA DEDICAÇÃO E AÇÃO INTEGRADA E HARMONIOSA DE TODOS OS INTEGRANTES (PACIENTE, MÉDICO E FISIOTERAPEUTA).

bottom of page